quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Expectativa


     Sou adepto da teoria de Schopenhauer que diz que o ser humano é movido pelo desejo, que quando suprido se transforma em tédio, que, por sua vez, perdura até surgir um novo desejo e assim se forma um ciclo vicioso inerente ao homem. Com o filósofo, a palavra: “A vida oscila, portanto, como um pêndulo, da direita para a esquerda, do sofrimento ao tédio”.
     A priori, a história soa um tanto quanto dramática. Mas, vamos à ‘prática’...
     A partir dessa necessidade de estar c onstantemente na expectativa de alguma coisa e movido pela cinefilia, resolvi fazer uma seleção de 10 filmes (dentre os 95 previstos para estrear até 31 de dezembro – segundo o site especializado FilmeB) que devem ser esperados em maior ou menor grau de ansiedade pelos parentes do fantasma camarada.
     Foram quase duas semanas de análise que somam mais de 70 trailers assistidos e 30 sinopses lidas para entregar aos ‘leitores transparentes’ a lista abaixo. Obviamente há mais de 10 promessas, logo foram feitas menções honrosas ao fim do post.

10) O Mágico (03 de dezembro) – Uma animação francesa feita nos moldes tradicionais e dirigida por Sylvain Chomet (do cativante ‘As Bicicletas de Belleville’) que tem tudo para agradar aos 'cults'.

9) Atração perigosa (26 de novembro) – O longa de ação caiu de pára-quedas na lista após ter aberto em 1º lugar nas bilheterias americanas com mais de USD 20 milhões e a crítica cogitar uma possível indicação de Ben Affleck ao Oscar de melhor direção. 

8) O Garoto de Liverpool (01 de outubro) – Um drama/musical que narra o surgimento dos Beatles sob o ponto de vista do personagem de John Lennon. Prato cheio para os fãs da banda inglesa.

7) A suprema felicidade (29 de outubro)  Não sou da geração que vivenciou a fase áurea do Arnaldo Jabor como cineasta, mas confio na opinião geral de que o cara promete voltando à ativa após 23 anos. 

6) Enterrado Vivo (03 de dezembro) – Como o título já adianta, um cara é enterrado vivo e só dispõe de um celular e um isqueiro para tentar se salvar. Promessa de tensão e claustrofobia do início ao fim.

5) Tropa de Elite 2 (08 de outubro) – O trailer não é nem de longe tão empolgante quando o do 1º filme, mas é a continuação de um dos melhores filmes nacionais já feitos e tem Wagner Moura na pele do lendário osso duro de roer Capitão Nascimento.

4) Minhas Mães e Meu Pai (12 de novembro) – Uma comédia sincera e original sobre o filho de um casal de lésbicas – Julianne Moore e Annette Bening – que foi concebido através de inseminação artificial e decide ir atrás de seu pai. Destaque para a cena hilária do trailer em que o personagem de Mark Ruffalo, ao saber que é pai, diz meio constrangido para a filha no celular: “Cool.. I love lesbians!”.

3) A árvore (05 de novembro) – Exibido na Mostra Não-Competitiva em Cannes, o drama emocionante conta a história de uma mulher que perde o marido repentinamente e tem que cuidar dos quatro filhos. Um deles, interpretado pela encantadora Morgana Davies, acredita que o pai está vivo na figueira em frente a sua casa. “Well I have a choice to be happy or sad. And I chose to be happy. And I am happy.” – ela diz para uma amiga.

2) Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1 (19 de novembro)  É o início da saga final mais esperada de todos os tempos. Precisa de mais?

1) A Rede Social (03 de dezembro) – Assista ao trailer e entenda o porquê dele estar aqui: http://www.youtube.com/watch?v=lB95KLmpLR4. Como aperitivo, fica o tagline: “You don’t get to know 500 million friends without making a few enemies”.


Fique de olho:
– Julia Roberts ressurge como carro-chefe de um longa na adaptação do best-seller homônimo ‘Comer Rezar Amar’ (01 de outubro);
– Zach Galifianakis encara um papel bem semelhante ao de ‘Se Beber Não Case’ em 'Um parto de viagem' (05 de novembro), o que já faz valer o ingresso. De quebra, tem Robert Downey Jr. desobstruindo a sua veia cômica;

– Com potencial para ser um hit independente, a trama de 'The Good Heart' (19 de novembro) gira em torno da improvável amizade entre um rabugento e cardíaco dono de bar e um jovem sem teto interpretados por Brian Cox e Paul Dano, respectivamente;
– O impagável  Jonah Hill é o protagonista da comédia ‘O Pior Trabalho do Mundo’ (15 de outubro), que fez U$ 60 milhões nas bilheterias americanas;
– Robert DeNiro é um agente de condicional que não resiste às investidas da mulher de um detento (a julgar pelos 2’30” de trailer, muito bem) vivido por Edward Norton em 'Stone' (05 de novembro);
- Andrucha Waddington dirige o drama de época espanhol 'Lope' (26 de novembro), que encerra o Festival do Rio e é um dos finalistas da Espanha para concorrer a uma vaga na disputa do Oscar de melhor filme estrangeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário